Rola Diamante (Geopelia cuneata) 

 

Esta rola distribui-se por toda a Austrália e mede cerca de 19cm.

 

 

A distinção entre macho e fêmea, aos olhos de alguém com mais experiência é relativamente fácil de ver principalmente na altura da gestação: a auréola que rodeia os olhos, no macho é bem mais carregada, mais viva que na fêmea.

 

Em sociedade estas rolas são umas das mais pacíficas, que podem ser criadas num aviário com outras aves sem qualquer problema, embora na altura do cio os machos por vezes possam brigar entre si, e outro dos aspectos da criação em comunidade destas aves é o facto de por vezes várias fêmeas porem ovos no mesmo ninho, num só ninho aparecem 8 ovos quando cada fêmea apenas põe 2 por postura.

 

As Rolas Diamante alimentam-se da mistura normal para exóticos, de vez em quando também apreciam verduras e deve-se ter sempre à disposição arenito para que comam o necessário. Quanto aos seus "gostos", um dos maiores sem dúvida que é o sol.

 

São verdadeiras amantes de banhos de sol, quanto a banhos de água raramente se banham mas por exemplo quando chove gostam de se molhar à chuva. Quanto à criação, é muito fácil de se fazer. Como foi dito atrás, há que ter em conta o comportamento em sociedade (muitas fêmeas em poucos ninhos, etc...), também se podem criar em casais individuais. Colocam 2 ovos por postura numa caixa de ninho aberta que são chocados tanto pelo macho como pela fêmea em fases distintas do dia.

 

Além das Rolas Diamante com a plumagem que estamos habituados a ver existe ainda a "cor tijolo" e uma mutação de dorso branco. 

 

Voltar

Criado por:

 

Ricardo Pinto